Desenvolvimento Sustentável: como você e sua empresa podem contribuir

Navegue pelo Conteúdo

O que é desenvolvimento sustentável?

Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras para atender às suas próprias necessidades. Essa definição é a mais aceita e tem como origem o livro Nosso Futuro Comum – Relatório Brundtland de 1987.

Logo, o desenvolvimento sustentável tem como foco garantir um ambiente equilibrado tanto no presente,  quanto no futuro, através do uso consciente dos recursos naturais, mantendo o crescimento econômico e bem-estar da sociedade.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS ONU)

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados pela Organização das Nações Unidas (ONU) são um apelo global à ação para promover o desenvolvimento social, ambiental e econômico.

Os ODS foram adotados pelos países membros da ONU durante a Cúpula do Desenvolvimento Sustentável realizada em 2015.

Trata-se de uma agenda formada por 17 objetivos e 169 metas ambiciosas e interconectadas que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados no Brasil e no mundo, devendo ser cumprido até o ano de 2030, pelas nações mediante planos de ação e políticas públicas.

O documento que sistematiza esse plano é intitulado “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”.

 

Abaixo estão listados os 17 objetivos da Agenda 2030, confira:

Você pode acompanhar o documento completo em: Nações Unidas Brasil

Qual a importância do desenvolvimento sustentável?

Sabemos que os recursos naturais são finitos, até mesmo os recursos renováveis podem ser impactados por fenômenos como a poluição e o aquecimento global resultante de más práticas.

Logo, é fundamental que tanto a população, como as empresas e governos se comprometam a realizar ações alinhadas ao desenvolvimento sustentável, levando em conta o meio ambiente, a sociedade e a economia, o que chamamos de tripé da sustentabilidade (Triple Bottom Line).

Esse conceito evidencia que a sustentabilidade é algo muito maior do que simplesmente a redução de impactos ao planeta ou preservação dos recursos naturais. Se desenvolver de forma sustentável é garantir a viabilidade das atividades a longo prazo, é lucrar de forma responsável, é conduzir projetos que não prejudiquem nenhuma esfera, pensando nos impactos de todas as partes envolvidas, é inovar encontrando soluções para pontos que antes eram vistos como problemas.

A ONU em sua agenda menciona também essa divisão do desenvolvimento sustentável em três pilares, sendo divido em desenvolvimento social, econômico e ambiental. No qual entende-se por:

  • Desenvolvimento econômico: alterações de composição do produto e alocação dos recursos pelos diferentes setores da economia de forma a melhorar os indicadores de bem-estar econômico nas esferas financeira, produtiva e tecnológica.
  • Desenvolvimento ambiental: um conjunto de ações corretivas e de manutenção da integridade e da qualidade do meio ambiente.
  • Desenvolvimento social: se refere à circunstância onde uma sociedade adquire melhores condições de vida e bem-estar. O desenvolvimento social está diretamente relacionado ao desenvolvimento econômico e ambiental, visto que há melhora no bem-estar da população quando há melhor acesso à bens, serviços e um ambiente equilibrado.

Desenvolvimento sustentável no Brasil

Infelizmente, segundo a Câmara dos Deputados – Meio Ambiente e Energia, um estudo aponta que o Brasil não apresenta progresso satisfatório em nenhuma das 169 metas dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030.

Os dados constam no Relatório Luz 2021, produzido por entidades da sociedade civil, que mostra o grau de implementação dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) no Brasil.

Tal fato não deve ser motivo de desânimo e sim de atenção e elaboração de práticas para que essas metas e objetivos sejam cumpridos. Atingir os objetivos do desenvolvimento sustentável não é uma tarefa exclusiva de poucos ou algumas entidades, mas sim considerada um esforço coletivo.

Portanto, as empresas podem e devem contribuir com esses resultados. A Quanta orgulha-se de fazer parte desse compromisso, oferecendo soluções que promovem esta prática.

Consumo e desenvolvimento sustentável

O atual modelo de produção e consumo tem sido um dos principais responsáveis pelo processo de degradação ambiental. O planeta está chegando em um ponto cada vez mais crítico, observando-se que não pode ser mantida a lógica prevalecente de aumento constante do consumo. A exploração crescente dos recursos naturais coloca em risco as condições físicas de vida na Terra, à medida que o modelo econômico atual exige um nível e tipo de produção e consumo ambientalmente insustentáveis.

Nesse contexto, o consumo sustentável surge como alternativa à lógica convencional, para a garantia do desenvolvimento.

O consumo sustentável significa consumir de forma consciente, responsável, com compreensão de que suas escolhas terão consequências ambientais e sociais positivas e negativas. É consumir o que realmente é necessário, estendendo a vida útil do produto o máximo possível. Envolve a escolha de produtos que utilizam menos recursos naturais, que são produzidos através do emprego decente e que utilizam materiais duráveis facilmente reaproveitados e reciclados.

Sendo assim, foi criado o conceito dos 5Rs da sustentabilidade, que são conceitos que podem guiar nosso comportamento de consumo, a fim de tornar nossa relação com o meio ambiente mais saudável e consciente.

Se você deseja saber como evitar desperdícios na sua empresa em relação à energia, temos um post com dicas e soluções que a Quanta oferece para reduzir esses impactos: Como economizar energia

Pegada Ecológica.

Ao ler o texto até aqui, você deve estar pensando: “Existe algum jeito de saber o nível do impacto ambiental que eu causo no mundo?”. A resposta é sim!

A ferramenta utilizada para medir os impactos do consumo humano sobre os recursos naturais é a Pegada Ecológica. Com essa ferramenta, pode-se medir os rastros ambientais de uma pessoa, cidade, região, país e de toda humanidade.

A Pegada Ecológica é expressa em hectares globais (gha), permitindo comparar diferentes padrões de consumo e verificar se estão dentro da capacidade ecológica do planeta. Um hectare global significa um hectare de produtividade média mundial para terras e águas produtivas em um ano.

Descubra qual é o seu impacto! Faça o teste: Pegada Ecológica

 

Como reduzir os impactos ambientais da minha empresa com a Quanta?

A Quanta é uma geradora e comercializadora de energia renovável. Geramos energia fotovoltaica e hidráulica, com baixa emissão de carbono a um custo reduzido para sua empresa. Fomentamos o desenvolvimento sustentável através das nossas soluções de Geração Distribuída e Mercado Livre.

Sendo assim, possibilitamos o desenvolvimento do seu negócio, através da redução dos custos com energia e das emissões de carbono da sua empresa, que reduzem os impactos ao meio ambiente e à sociedade.

Reduzir a emissão de carbono é um compromisso mundial. Em 2021, na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), EUA, União Europeia e Brasil se comprometeram a reduzir suas emissões de gases do efeito estufa em 50% até 2030.

Essa tendência é também observada nas empresas responsáveis, que desejam manter a longevidade de seus negócios. Isso porque a intensificação do aquecimento global provoca alterações do clima e, consequentemente, aumentam a frequência de eventos climáticos extremos, gerando enormes custos humanos e econômicos, que superam em muito os custos das ações contra as mudanças climáticas.

A Quanta, a fim de auxiliar na comunicação de seus clientes, emite o Selo de Energia Limpa, que tem como intuito mostrar ao mercado que nossos clientes utilizam energia renovável e já estão seguindo o desenvolvimento sustentável.

Além do Selo de Energia Limpa, a Quanta emite também o Certificado Internacional I-REC, um certificado de energia renovável que o consumidor comprova a origem da eletricidade consumida e a correspondente redução de emissão de gases do efeito estufa. Esse certificado segue a metodologia GHG Protocol, podendo ser utilizado no escopo 2.

Conclusão

A Quanta é uma empresa que se preocupa com o desenvolvimento sustentável e uma das responsáveis por promover essas ações no mercado.

Ao utilizar os nossos conhecimentos e recursos, sua empresa fará parte do grupo que contribui com os objetivos e metas traçadas na agenda 2030 da ONU.

Como ação direta, ao adotar nossas soluções sua empresa pode alcançar o objetivo 7 da agenda 2030, energia limpa e sustentável, que por sua vez corrobora com os demais itens da agenda como os objetivos:

8: Trabalho decente e crescimento econômico;

9: Indústria, inovação e Infraestrutura;

12: Consumo e produção responsáveis;

13: Ação contra a mudança global do clima

Ao aderir este compromisso, sua empresa se apresenta ao mercado e ao futuro como um negócio que apoia e incentiva o desenvolvimento sustentável.

Saiba mais em: Soluções Quanta

Para saber mais, acompanhe essa e outras matérias no nosso blog e nas nossas redes sociais! Estamos no: Instagram, LinkedInYouTube.

Lívia Amaral

Lívia Amaral

Marketing

Marketing

Deixe uma resposta