Economia de energia: é bom para o planeta e para o seu bolso

Saiba a importância da economia de energia empresarial e veja algumas dicas sobre como economizar na sua empresa

A conscientização para economizar energia está crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo. Campanhas são feitas para que a população se informe e faça o uso da energia sem desperdício. Mas afinal, por que a economia de energia é tão importante?

Segundo dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), em 2019 o Brasil fechou o ano com 7.246,41 MW de capacidade instalada. É inegável que o país possui uma das maiores capacidades de geração de energia no mundo, porém, devemos ficar atentos ao mal uso desta energia.

Ao desperdiçar energia elétrica, o consumidor não apenas está pagando por um custo desnecessário como também está pagando impostos sobre este excesso.

No final das contas, é uma atitude insensata, mas que pode ser modificada.

Como é feita a medição da energia?

Para que você entenda melhor como o consumo de energia pode afetar seu bolso, iremos mostrar um pouco sobre o processo de medição de energia.

O consumo de eletricidade é feito através da medição do uso de quilowatts/hora. Um quilowatt equivale a mil watts, então um quilowatts/hora são mil watts por hora. Para que ocorra uma perfeita compreensão, aqui vai um exemplo: caso um computador tenha 300 watts de potência, ele irá gastar 300 quilowatts/hora que estiver ligado.

Dicas para economizar dinheiro com energia elétrica nas empresas

Dependendo da área de atuação, o gasto com energia pode ser o custo mais elevado que a empresa possui. Com isso, em tempos de pandemia e crise econômica, quanto maior a economia, melhor. Sendo assim, trouxemos para vocês algumas medidas para economizar nos gastos com energia elétrica:

  • Evite o horário de pico: no sistema de cobrança elétrica do país, existe um período no qual a tarifa possui um preço mais elevado. Geralmente este período gira em torno das 17h00 às 22h00, portanto, se for possível, faça um plano de organização no qual a concentração de atividade da sua empresa fique fora do horário de pico de cobrança de energia.
  • Conscientização do grupo: para que a economia na empresa seja eficaz é necessária uma conscientização coletiva dos integrantes do espaço de trabalho. Comunique internamente e prolifere a informação, deixando todos os funcionários conscientes e responsáveis pela redução do consumo de energia.
  • Desligar os aparelhos eletrônicos em stand by: outra dica é tirar da tomada os aparelhos que não estiverem sendo usados (porém só os que não precisam ficar ligados a todo o momento). Esta ação pode parecer pequena, mas existe a possibilidade de gerar uma grande economia no final do mês. Segundo estudos de especialistas, apenas um computador em stand by pode gastar até R$ 62,00 por ano em energia, mostrando na prática o que a ação de desligar os aparelhos em modo stand by pode afetar positivamente no consumo empresarial.
  • Entre para o mercado livre de energia ou geração distribuída: além de implementar todas essas medidas, outra forma de reduzir significativamente os custos com energia elétrica é migrando para o mercado livre de energia ou adotando a geração distribuída. Isso porque você poderá negociar o valor da sua energia diretamente com quem a gera, possibilitando a economia da sua conta de luz em até 40% no mercado livre e 20% na geração distribuída.

Grupo Quanta Geração: Energia renovável e de qualidade para sua empresa

Foto_Blog_Quanta_Geração

Usina Chave do Vaz

O Grupo do qual a Quanta Geração faz parte possui 19 usinas de geração de energia espalhadas por 6 estados do Brasil. São 3 modelos diferentes de fontes renováveis de energia utilizados: eólica, solar e hidráulica.

Os parques de geração de energia distribuem energia renovável e de qualidade para todos os clientes do Mercado Livre de Energia e Geração Distribuída.

Quer saber mais sobre os serviços de energia da Quanta? 

Estamos também nas redes sociais LinkedIn e Instagram. Acompanhe!

Deixe uma resposta