Energia elétrica e seus benefícios

Saiba sobre o crescimento e os principais benefícios deste produto tão presente no nosso dia-dia

A energia elétrica foi uma das principais invenções do ser humano e sua história começou há muitos anos, porém a sua consolidação na sociedade se iniciou ao redor do século 19 quando Thomas Edison inventou a lâmpada. Esta grande invenção se tornou um marco na história da evolução humana, que  praticamente não vive sem o acesso à energia elétrica hoje em dia.

No Brasil, o mercado de geração de energia elétrica é um macro mercado, possuindo inúmeras companhias de energia. O mercado brasileiro possui também grandes investimentos e uma enorme estrutura, que é responsável por gerar energia elétrica para mais de 200 milhões de pessoas.

Segundo o ministro de Minas e Energia, até 2027 haverá o crescimento de 5.900 kW/ano em novas linhas de transmissão, mostrando o alto crescimento deste mercado. E de acordo com dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), em 2019 o Brasil fechou o ano com 7.246,41 MW de capacidade instalada, tendo uma das maiores capacidades de geração de energia no mundo.

Já na área de investimentos, segundo dados do Ministério de Minas e Energia, o investimento na área elétrica pode ser de até 400 bilhões nos próximos anos, demonstrando o crescimento de interesse neste mercado.

Benefícios do uso e investimento da energia elétrica

A  energia elétrica trouxe diversas possibilidades de evolução para o ser humano, além de muitos benefícios. Confira alguns abaixo:

  • Evolução da área de energia elétrica: com a enorme evolução desta área, foi possível para a humanidade se especializar e expandir seus conhecimentos sobre o assunto, trazendo a chance real de distribuição de energia para milhões de pessoas e a criação de diversos produtos eletrônicos que ajudam no cotidiano residencial e empresarial.
  • Geração de empregos: A partir do momento em que a área de energia elétrica se tornou um mercado notório, nasceu com esse crescimento a disponibilidade de muitos empregos, trazendo geração de renda e aquecendo e aquecendo a economia do país.
  • Diversidade das fontes de energia: É possível obter energia elétrica através de muitas fontes de energia, inclusive as fontes renováveis, que possuem características de gerar menor dano ao meio ambiente e disponibilidade de auto renovação. No Brasil e no mundo, o número de fontes de energia é bem expansivo, o que traz um dinamismo e pluralidade para a geração de energia elétrica, tornando este mercado muito amplo e com alta possibilidade de evolução.

Gostou das informações? Acesse nosso blog e fique por dentro de todas as informações da área de energia elétrica. Estamos também nas redes sociais LinkedIn, Instagram e Facebook. Acompanhe!

Deixe uma resposta