Energia eólica: conheça o processo

Saiba o que é e como funciona um parque de energia eólica

As fontes renováveis estão crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo. Segundo a EPE (Empresa de Pesquisa Energética), mais de 80% da matriz energética do Brasil é oriunda de fontes renováveis. Devido à evolução do mercado e das tecnologias, o país detém cerca de 601 parques eólicos instalados que geram 9,3% da matriz energética nacional.

O que é energia eólica?

Energia eólica é a energia gerada por meio dos ventos, os quais movimentam turbinas e transformam a energia mecânica em energia elétrica. 

Ela é considerada 100% limpa pois não polui o meio ambiente no processo de geração de energia, e é renovável já que tem como fonte um recurso inesgotável. 

Energia eólica no Brasil

Com o aumento populacional e desenvolvimento econômico do país, a energia gerada pelos ventos vem se consolidando no mercado graças ao seu preço e abundância. De acordo com a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), é atualmente a fonte mais barata para produção.

Para entender um pouco mais sobre o crescimento desta matriz energética, basta observarmos alguns dados. Segundo a ABEEólica (Associação Brasileira de Energia Eólica), somente na região Nordeste existem cerca de 506 parques eólicos. Ainda segundo a associação, as eólicas já abastecem mais de 70% da demanda desta região em dias de semana.

Como funciona?

A geração de energia eólica consiste basicamente nas 5 etapas abaixo:

  1. A energia cinética do vento é gerada há diferenças de pressão atmosférica e de temperatura entre os diferentes lugares.
  2. A força dos ventos move as pás dos aerogeradores (turbinas eólicas), captando a energia cinética contida nos ventos e a converte em energia mecânica.
  3. Essa energia mecânica faz girar o rotor, transmitindo essa rotação ao gerador
  4. O gerador é composto por ímãs que, quando giram um sobre o outro, produzem carga elétrica, convertendo energia mecânica em energia elétrica.
  5. A carga gerada é distribuída na rede elétrica e entregue às indústrias, comércios e residências.
Foto_Blog_Quanta_Geração

Vídeo explicativo

Vídeo Referência: Canal Evento Histórico 

Energia eólica vantagens e desvantagens

• Vantagens

#1 Energia Limpa e Renovável

Quando se trata de vantagens da energia eólica, a principal, sem dúvidas, é que se trata de uma fonte de energia limpa e renovável.

Isso porque a energia eólica usa uma fonte inesgotável de energia, que é o vento e não emite poluentes, gases de efeito estufa e nem gera resíduos.

De acordo com a ABEEólica, só em 2018 a energia eólica eliminou a emissão de 21 milhões de toneladas de gás carbônico (CO2).

# 2 Promove o Crescimento da Economia

O uso da energia eólica fomenta o crescimento econômico do país como um todo.

Isso porque diversifica a matriz energética, aumentando a segurança energética, como também gera empregos e atrai investimentos para o local onde há instalação das usinas eólicas.

#3 Energia Barata

O custo por kW produzido e a manutenção da geração eólica são bastante baixos. Em áreas onde os ventos são fortes, o benefício é ainda mais elevado.

# 4 Proporciona a redução da dependência de combustíveis fósseis

Hoje as usinas termelétricas são acionadas quando as usinas hidrelétricas estão com reservatórios com níveis baixos.

Com o crescimento do uso da energia eólica, aumenta-se a complementariedade das energias utilizadas no sistema. E por consequência, reduz-se a necessidade do uso das termelétricas e da dependência de combustíveis fósseis.

• Desvantagens

#1 Energia Intermitente

Uma das principais desvantagens da energia eólica é a intermitência da geração. Isso ocorre pois o vento é irregular, sendo influenciado por fatores climáticos.

Ou seja, nem sempre o vento atinge as condições necessárias para a movimentação das pás aerogeradoras.

#2 Custo de Projeto elevado

Os equipamentos necessários para a criação de um parque de geração eólica têm um custo expressivo. Além disso, o terreno necessário para comportar os aerogeradores e garantir a distância de segurança precisa ser extenso, aumentando o custo do projeto.

#3 Impacto no meio ambiente

Apesar de ser considerada uma fonte de energia sustentável, a geração eólica também causa impactos ambientais.

Como as turbinas emitem ruídos intensos e constantes durante o funcionamento, gera-se uma poluição sonora que afeta os moradores e a fauna nos arredores das usinas.

Além disso, as grandes dimensões dos aerogeradores causam poluição visual e podem afetar o movimento migratório de aves.

Os parques eólicos do Grupo que a Quanta faz parte

energia_eolica_quanta_geracao

Central Eólica de Beberibe – CE

O Grupo conta com dois parques eólicos, a Usina de Beberibe no Ceará e a Usina de Pedra do Sal no Piauí, ambos localizados no Nordeste, região referência em geração eólica no país.

Os parques abastecem os consumidores do mercado livre de energia com essa energia comprovadamente limpa e renovável.

Gostou? Acesse nosso blog para ficar por dentro de assuntos como estes. Estamos também nas redes sociais LinkedIn , Instagram e Facebook. Acompanhe!

Lívia Amaral

Lívia Amaral

Marketing

Marketing

Deixe uma resposta