Energia verde: sustentabilidade nas empresas como fator competitivo

A discussão sobre o impacto gerado pela ação humana no meio ambiente, vem ganhando espaço ao longo dos anos, devido a exploração desenfreada dos recursos naturais, como as florestas, a água e os combustíveis fósseis. 

Esse comportamento já está colocando em dúvida a garantia desses recursos para as gerações futuras e ameaçando a longevidade das empresas, uma vez que há elevado risco de não haver as matérias-primas necessárias para manter a viabilidade dos negócios.

Nesse cenário, algumas soluções estão surgindo para reverter e mitigar esse cenário. No âmbito da energia, uma das soluções apontadas é a Energia Verde.

O que é Energia Verde

Energia Verde é a energia gerada por fontes renováveis. O termo “renovável” incorpora a essência desse tipo de energia, isso porque a energia verde está atrelada a capacidade dos recursos utilizados na geração estarem disponíveis na natureza de forma abundante e se regenerarem continuamente, sem intervenção humana, espontaneamente e em quantidade inesgotável.

Gerar energia verde significa usar a luz do sol, a força dos ventos ou da água, para gerar eletricidade. Essa energia, comparada à produzida por fontes convencionais (não renováveis), é capaz de reduzir drasticamente os impactos ambientais, pois emite menos gases do efeito estufa (GEEs) no processo de geração, e por isso são consideradas energias limpas. Alguns exemplos são a energia solar, a eólica e a hidrelétrica. 

Portanto, a principal característica que determina se uma energia é verde ou não é a quantidade de impacto que ela gera no meio ambiente, que deve ser consideravelmente menor do que o impacto produzido pela geração de energia não renovável.


Veja mais sobre em: Qual o impacto das fontes de energias não renováveis no mundo.

Importância e contribuição da energia verde

A energia elétrica é uma necessidade da sociedade atual e implica diretamente no crescimento econômico local. Por isso produzir energia verde é tão importante, pois garante o desenvolvimento sustentável a partir do atendimento da demanda energética, reduzindo os impactos ao meio ambiente.

 

Sendo assim, as Nações Unidas (ONU) colocaram entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) o Objetivo 7 – Energia Limpa e Acessível – que tem como foco garantir o acesso a fontes de energia confiável, sustentável, moderno e a preço acessível a todas e todos.

 

Os ODSs são 17 objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo. Os ODSs são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. A ideia é que empresas, governos e sociedade possam contribuir para atingir as metas propostas pelos ODSs até 2030.

Dentre as contribuições da Energia Verde estão:

 

  • Redução de poluentes atmosféricos e emissões de Gases do Efeito Estufa (GEEs);
  • Por utilizar fontes naturais e renováveis como a luz do sol, vento, água, marés, plantas e calor da terra, o uso de energia verde reduz a pegada ambiental;
  • As fontes de energia utilizadas para geração de energia verde estão prontamente disponíveis em todo o mundo, inclusive em áreas rurais e remotas sem acesso à eletricidade;
  • Possibilidade de autoprodução dos consumidores, sendo possível gerar sua própria energia de forma descentralizada e limpa, aproveitando a infraestrutura de distribuição já existente e reduzindo a necessidade de construção de grandes usinas;
  • As energias verdes ao passo que as tecnologias avançam e popularizam, reduzem o preço de geração da energia, proporcionando a democratização do acesso.



A aposta na energia verde também se mostra como uma alternativa não só para as questões ambientais, como também políticas e econômicas. Já que existem inúmeros conflitos externos relacionados ao acesso às fontes de energia não renováveis, como o petróleo, material considerado finito, porém de grande interesse econômico. 

Portanto, a expansão da energia renovável corrobora também com a harmonia e bem-estar político, econômico e social.

Quais são as fontes

Confira alguma das fontes de energia verde, bem como suas vantagens e desvantagens 

  • Solar

A energia solar é gerada a partir do Sol e pode ser transformada em energia térmica ou elétrica. Essa energia pode ser aproveitada de diversas maneiras, sendo as duas principais a geração de energia elétrica e o aquecimento solar da água.

Vantagens: Não emite GEEs; alta durabilidade; acesso até mesmo em lugares mais remotos; pode ser instalado em diversos tipos de espaço; modelo de produção de energia seguro; reduz consideravelmente os custos com energia elétrica, garantindo economia.

Desvantagens: Para construção de usinas solares de grande porte, é necessário desmatamento de grandes áreas, e a princípio é necessário um investimento inicial alto.

Quer saber mais? Lei também os textos Etapas da produção de energia solar e Energia solar: 4 fatores que impactam na geração

  • Eólica

Energia produzida pelos ventos através das turbinas dos aerogeradores, que convertem a energia mecânica produzida em energia elétrica.

Vantagens: Não gera resíduos; não emite GEEs; uso de fonte inesgotável; baixo custo de produção.

Desvantagens: Não pode ser implementada em todo e qualquer espaço. As turbinas eólicas demandam um grande espaço, o que pode impactar no desmatamento de áreas nativas. Além disso a área deve ter ventos regulares e em grande quantidade.

Saiba mais acessando nosso texto. Energia eólica: conheça o processo

  • Hídrica

É a forma de energia gerada a partir da força exercida por um fluxo de água. E é a mais utilizada na matriz elétrica brasileira, devido as características geográficas do país, que há diversas quedas d’água e corpos hídricos com grande movimentação de água.

Vantagens: Não gera resíduos sólidos; baixo custo de geração.

Desvantagens: Apesar de ser considerada uma fonte de energia verde, gera grande impacto socioambiental. Isso porque na fase de construção ocorrem inundações nas áreas em que as usinas hidrelétricas são instaladas, afetando a fauna local. Além disso, caso o curso d’água seja alterado, é alterada também a dinâmica dos seres vivos que ali habitam.

Outro ponto importante é a fase de operação, que podem ocorrer conflitos devido aos usos múltiplos da água, uma vez que a operação da usina pode reduzir o fluxo do curso d’água, prejudicando as atividades das comunidades que vivem no entorno da usina.

Ficou interessado? Tire suas dúvidas lendo nosso texto. Hidrelétrica: conheça esse sistema

  • Bioenergia

Consiste na energia produzida a partir do uso de biomassa, ou seja, matéria orgânica. E pode ser utilizada para a produção de vários tipos de energia, como biocombustíveisbiocarvão biogás.

Vantagens: Redução dos gases de efeito estufa; redução de resíduos orgânicos em aterros; utilização otimizada dos recursos naturais; redução da toxicidade para a água e o solo.

 

Desvantagens:  Apesar da redução dos gases de efeito estufa esse tipo de energia continua emitindo gases quando ocorre a queima, como é o caso do biogás, biocombustível e biocarvão.

  • Geotérmica

Gerada pelo calor do magma terrestre, utiliza o calor interno da terra para aquecer a água, gerar vapor e movimentar turbinas, gerando energia elétrica. É muito utilizada para sistemas de aquecimento de refrigeração.

Vantagens: Não sofre interferência das oscilações climáticas.

Desvantagens:  Há possibilidade de contaminação de lençóis freáticos, emissão de gás sulfídrico e poucos lugares são adequados. 

Energia Verde para sua empresa

Como vimos ao longo do texto, a energia verde é a melhor alternativa para o desenvolvimento sustentável. 

Além de todos os benefícios de bem-estar social e ambiental a energia verde pode reduzir consideravelmente os gastos com energia das empresas que optam por consumir esse tipo de energia.

Além disso, essas empresas ainda ganham maior notoriedade e visibilidade do mercado e são mais reconhecidas pelos funcionários, consumidores e a sociedade, como uma organização responsável que zela pelo bem-estar do planeta. 

Deseja introduzir a sustentabilidade na sua empresa? Veja aqui como: Desenvolvimento Sustentável: como você e sua empresa podem contribuir e Como ser uma empresa sustentável (selos de sustentabilidade)

Solução Quanta

A Quanta é uma empresa que se preocupa com o desenvolvimento sustentável e oferece energia renovável, segura e barata para seus clientes através das nossas soluções de Mercado Livre e Geração Distribuída. 

Se sua empresa deseja economizar reduzindo os gastos, corroborar com o meio ambiente, a sociedade e as gerações futuras, além de aumentar a credibilidade perante o mercado utilizando energia verde, fale com um de nossos Especialistas e veja qual é a melhor solução para o seu negócio.

 

Deixe uma resposta