Energias renováveis: alternativas para o presente e futuro

Navegue pelo conteúdo

Confira os detalhes sobre as energias renováveis

A utilização de energias renováveis é cada vez mais importante para preservar o mundo em que vivemos. A narrativa para uma vida sustentável se espalhou gradualmente, fazendo com que muitos países adotassem medidas para garantir uma produção de energia mais limpa.

São várias as vantagens que essas fontes de energia trazem para os produtores e consumidores:

  • As energias renováveis são muitas e estão disponíveis para diversos tipos de produção. Isso as tornam muito favoráveis para o uso, pois impedem a dependência em uma única fonte de energia.
  • De forma geral, tais fontes possuem custos atrativos de produção e de consumo
  • Trazem uma grande contribuição à diminuição da poluição ao meio ambiente
  • Algumas fontes são inesgotáveis, como o vento e a luz solar e não tem custo como é o caso dos combustíveis fósseis (óleo, carvão e gás).

Adesão em alta no Brasil

As maiores potências do mundo firmaram acordos nos últimos anos para reduzir a produção de carbono no planeta, visando a diminuição do aquecimento global. O Brasil está nesta lista e quando olhamos para a porcentagem da matriz energética brasileira, podemos ver que o país está aderindo às fontes renováveis cada vez mais. De acordo com o site do Governo Federal, 83% da matriz elétrica energética é oriunda de fontes renováveis, mostrando a expressiva adesão dessas fontes no país.

Percentuais de Matriz Energética Brasileira

Foto_Blog_Quanta_Geração
Fonte: MATRIZ ENERGÉTICA (epe.gov.br)

Quando olhamos especificamente para o uso de um dos elementos da matriz energética, podemos entender melhor o crescimento que vem sendo registrado no Brasil nesta área. Segundo a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), a potência de energia solar fotovoltaica instalada aumentou 30% no primeiro semestre de 2020. Já de acordo com dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), até 2 de julho de 2020 foram registrados 5.918 MW de produção de energia solar no Brasil, um aumento significativo em relação aos 4.533 MW medidos no final de 2019.

Quanta Geração: energia limpa e renovável que contribui para o meio ambiente.

Foto_Usina_Solar_Itaperuna_Quanta_Geração

Usina Solar de Itaperuna

O grupo que a Quanta Geração faz parte possui 19 usinas de energia elétrica espalhadas nas Regiões Sudeste e Nordeste do país. São 04 modelos distintos de geração de energia: a hidráulica, eólicas, solar e a termelétrica.

A empresa utiliza suas usinas de fontes renováveis para atuar com soluções no Mercado Livre e na Geração Distribuída.

Quer saber mais sobre nossos serviços na área de energia? Acesse nosso site. Estamos também nas redes sociais LinkedIn e Instagram. Acompanhe! Link na Bio

Deixe uma resposta