Etapas da produção de energia solar

Confira o crescimento da produção de energia solar, suas vantagens e como funciona.

Navegue pelo conteúdo

Confira o crescimento da produção de energia solar, suas vantagens e como funciona

A forma de produção de energia solar ainda é pouco conhecida pela sociedade. O entendimento que geralmente se predomina é que para produzir eletricidade através desse modo é preciso da luz do sol, porém, muitos desconhecem o sistema que existe por trás desta produção.

Este texto possui o objetivo de explicar o funcionamento, trazer informações e curiosidades sobre este meio de produção de energia tão importante para o Brasil.

Crescimento e importância da energia solar no Brasil

O mercado de energia solar no Brasil equivale a 1,7% de toda a matriz energética brasileira segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Isto pode parecer pouco, mas analisando outros dados é possível notar a alta deste mercado. De acordo com dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), a energia solar já abastece mais de 140 mil residências no país, ocupando o quinto lugar na capacidade instalada do Brasil. No âmbito empresarial, já são mais de 7 mil empresas que usam este tipo de energia segundo dados da Portal Solar.

Este crescimento é muito importante para a geração de energia do país, já que é unanimidade entre os especialistas desta área que a concentração em uma só forma de geração de energia não é favorável para a segurança energética. Portanto, é importante se ter uma matriz energética diversificada para garantir a geração de energia em qualquer condição climática, não dependendo de apenas uma fonte.

Quais as vantagens?

São muitos benefícios, dentre eles, podemos destacar:

  • Abundância da fonte: devido às condições climáticas e a localização geográfica, temos elevada incidência de raios solares no nosso território, o que assegura maior eficiência desse tipo de geração de energia no país.
  • Energia limpa: o processo de geração de energia não produz gases poluentes, sendo considerada uma energia limpa.
  • Renovável e inesgotável: os raios solares são uma fonte inesgotável e naturalmente disponível.
  • Economia: por utilizar uma fonte sem custos, o uso de energia solar gera uma grande economia na conta de luz.
  • Diversos modelos de negócio: a utilização de energia solar pode ser feita através de investimento próprio na construção de um micro ou minigeração e também através da locação de lotes de usinas solares já construídas.

Como funciona?

Existem duas formas de obtenção de energia através desse modo: a energia solar térmica e a fotovoltaica. Confira abaixo como:

  1. Energia solar térmica: essa técnica consiste em uma contribuição entre as energias térmica e cinética, que atuam juntas para a geração de energia elétrica. A configuração deste sistema se resume em:
  • Espelhos côncavos instalados em direção ao céu e ajustados para refletir a luz do sol em um receptor.
  • Este receptor é então aquecido com a fonte de luz, esquentando o resíduo – geralmente óleo – armazenado em seu interior.
  • O calor do resíduo localizado no receptor aquece a água que está armazenada em outro recipiente, gerando um vapor que gira as turbinas e gera eletricidade para as residências e estabelecimentos.

 

  1. Energia Solar Fotovoltaica: essa técnica consiste na captação de energia solar através de painéis fotovoltaicos instalados em telhados ou lugares com boa iluminação. O sistema funciona da seguinte forma:
  • Os painéis captam a energia solar, e com essa energia em forma de calor liberam elétrons para uma bateria.
  • Esta liberação de elétrons ocorre através de duas chapas instaladas, uma já preenchida com elétrons e outra vazia. A chapa vazia é a que recebe a descarga de elétrons e os libera para a chapa preenchida, que não absorve os elétrons, abrindo caminho para uma corrente elétrica entre as placas.
  • Basicamente este sistema é como uma pilha sendo preenchida com um polo negativo e outro positivo, gerando um processo químico.

 

Detalhes do processo de obtenção de energia solar fotovoltaica

Foto_Blog_Usina_Solar_Quanta_Geração

As usinas solares do Grupo Quanta

Foto_UsinaSolarItaperuna_Quanta_Geração

Atualmente, a Quanta Geração conta com 4 usinas solares localizadas no RJ. Estas usinas atendem diversos clientes na modalidade de Geração Distribuída.

Gostou da nossa explicação? Acesse nosso blog para ficar por dentro de assuntos como estes. Estamos também nas redes sociais LinkedIn , Instagram e Facebook. Acompanhe!

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta