Geração distribuída: tudo o que você precisa saber

Saiba o que é, quais são os tipos e as vantagens e desvantagens da Geração Distribuída

Navegue pelo Conteúdo

O que é Geração Distribuída?

A Geração Distribuída (GD) nada mais é do que a produção descentralizada de energia no mesmo local de consumo, ou próxima a ele, estando geração e consumo na mesma Distribuidora.

Atualmente, o consumidor brasileiro pode estar conectado à rede de distribuição e ainda assim gerar sua própria energia elétrica a partir de fontes renováveis.

Seu excedente de geração é fornecido para a rede, gerando créditos de energia para serem consumidos nos momentos em que seu consumo for maior que a geração, através do mecanismo chamado de Sistema de Compensação de Energia.

Que na prática, significa que o excedente que for produzido gera créditos em kilowatts-hora (kWh), e não por preço, que passam a constar na fatura seguinte e podem ser consumidos em até 60 meses (5 anos)

Principais modalidades da Geração Distribuída

As 3 principais modalidades são a compensação na própria unidade consumidora, autoconsumo remoto e geração compartilhada.

  • Compensação na Própria Unidade Consumidora

Trata-se de uma única unidade consumidora com capacidade de geração, na qual toda a energia que é gerada é consumida no próprio local. É o comumente exemplificado pelas placas solares no telhado.

  • Autoconsumo Remoto

Imagina que você tem uma empresa com múltiplas unidades e quer economizar energia através da GD. Ao invés de instalar um sistema para cada unidade, você pode instalar um único sistema de geração e direcionar todo o excedente de energia para as outras unidades consumidoras, desde que estejam sob o mesmo CPF ou CNPJ, e a sua geração esteja ligada a mesma distribuidora que suas unidades consumidoras.

Na prática, isso quer dizer que você pode ter uma Usina Solar Fotovoltaica em uma região rural e gerar energia para sua rede de lojas na cidade, desde que sua usina e suas lojas sejam atendidas pela mesma Distribuidora e suas lojas estejam sob o mesmo CNPJ.

Este é o modelo adotado pela Quanta. Nós direcionamos nossos esforços na construção de usinas solares, facilitando a vida dos nossos clientes, que passam a alugá-las depois de prontas, sem investimento e sem dor de cabeça.

Com o aluguel da usina, os consumidores passam a gerar a sua própria energia e economizar até 20% na sua conta de luz.

  • Geração Compartilhada

A principal diferença dessa modalidade é a possibilidade de compartilhar a energia gerada em um único sistema fotovoltaico com dois ou mais consumidores (pessoas físicas ou jurídicas), estando todos na mesma área de concessão da mesma distribuidora.

Para que a geração compartilhada passe a vigorar, esses consumidores precisam se unir em consórcio ou cooperativa. Na GD quando se fala em consórcio de empresas significa a união de vários CNPJs e cooperativa de consumidores à CPFs.

Após instalado, os créditos gerados pela usina (local onde ocorrerá a minigeração ou microgeração de energia solar) passam a ser compartilhados entre as empresas integrantes do consórcio.

Em todos os modelos o excedente que for produzido gera créditos em quilowatt-hora, que passam a constar na fatura seguinte e podem ser consumidos em até 60 meses (5 anos).

Qual a diferença entre Autoconsumo Remoto e Geração Distribuída Compartilhada?

Ao participar do sistema de compensação, ambos conseguem compensar o valor integral da Tarifa de Energia (TE) e da Tarifa do Uso do Sistema de Distribuição (TUSD). Porém no autoconsumo, por estarem todas as unidades ligadas ao mesmo CNPJ ou CPF, essa compensação se estende aos tributos de PIS/COFINS e ICMS, que no estado do Rio de Janeiro representam aproximadamente 40% da tarifa de energia.

Vantagens X Desvantagens da Geração Distribuída 

  • Vantagens:

#1 Redução da conta de luz

A principal vantagem da geração distribuída para o consumidor, sem dúvidas, é a economia obtida na conta de luz, devido a produção da sua própria energia.

#2 Independência energética

O consumidor ganha independência, uma vez que gerando sua própria energia, fica protegido dos aumentos das bandeiras tarifárias.

#3 Previsibilidade anual dos custos

Com a GD o cliente passa a ter um controle absoluto dos seus gastos com energia.

#4 Geração de Energia Sustentável

A produção descentralizada de energia opera com fontes de impacto ambiental bastante reduzido, como a solar, promovendo uma geração ecologicamente correta e benéfica do ponto de vista econômico.

#5 Redução dos Impactos Ambientais

A GD foca no aproveitamento dos recursos renováveis locais para a geração de energia, o que reduz a necessidade da construção de novas linhas de transmissão para transporte de energia.

#6 Geração Distribuída é o Futuro

Os consumidores terem escolha de produzirem sua energia já é a realidade em muitos países, sendo uma tendência mundial, a geração distribuída de energia aponta para um sistema energético mais eficiente, sustentável e menos custoso, beneficiando igualmente distribuidoras e consumidores.

  • Desvantagens:

#1 Alto investimento

Talvez, a maior desvantagem da GD seja o alto investimento inicial, isso porque para a construção da unidade geradora, muitas vezes é necessário importar equipamentos, por serem tecnologias ainda relativamente novas não estão disponíveis facilmente no mercado nacional.

Além disso, devido a necessidade de importação os equipamentos acabam sofrendo variações de preço da taxa cambial, o que pode torná-los ainda mais onerosos.

#2 Operação e manutenção

Quando se tem uma usina solar, o proprietário deve não só fazer a limpeza e manutenção dos equipamentos periodicamente, como também saber operar a usina. 

Para operação é necessário ser capaz de identificar problemas antes ou logo após a ocorrência, e realizar as intervenções necessárias para que seja mantida sempre a maior eficiência de geração de energia. 

Sendo assim, é fundamental que a operação seja feita por profissionais especializados. Logo, alugar uma usina torna-se muitas vezes a solução desse problema, uma vez que você consegue ter seu desconto na conta de luz e terceiriza o serviço de operação e manutenção.

#3 Burocracias iniciais

Antes do consumidor começar a gerar sua própria energia, ele deve resolver as burocracias iniciais para se conectar à rede distribuidora. Entretanto, se o consumidor optar por fazer autoconsumo remoto com uma empresa, ela ficará responsável por todo o procedimento de conexão do sistema.

Como a Quanta pode ajudar seu negócio a entrar na GD?

A Quanta possui unidades de geração distribuída implementadas no modelo de autoconsumo remoto. Alugamos unidades de geração para nossos clientes, que passam a ter posse dos projetos e compensam a energia gerada em suas unidades consumidoras .

O cliente economiza a partir de 15% da sua conta de luz, com economia imediata, mantendo o foco no seu negócio e podendo reinvestir o dinheiro economizado em melhorias para sua empresa.

A Quanta polpa os clientes das preocupações com a infraestrutura, burocracias do processo, operação e manutenção das usinas.

Ficou interessado? Veja o quanto você pode ganhar com os serviços da Quanta.

Conclusão

O que podemos concluir é que existem vários tipos de geração distribuída e não há um tipo que seja melhor que o outro, mas sim um que atenda melhor a sua necessidade. Portanto, é válido pesquisar e se consultar com especialistas para avaliar qual solução é melhor para você.

Gerar sua própria energia tem muitas vantagens, entretanto ainda não é viável para todos. Seja pelo custo de investimento inicial ou pela dificuldade de lidar com as burocracias existentes. Por isso, existem empresas como a Quanta que viabilizam que empreendedores possam ter acesso a esse benefício.

Quer saber mais sobre Geração Distribuída ou demais assuntos do mercado de energia? Acesse nosso blog. Para ficar conectado com as nossas atualizações, siga-nos nas redes sociais, estamos no LinkedIn, Instagram e Facebook.

Esquecemos de algo, ou você teve alguma dúvida sobre o assunto, escreva nos comentários que nossa equipe vai responder assim que possível. Tem alguma sugestão de tema? Deixa nos comentários também.

Para contratar e saber mais sobre os serviços da Quanta, entre no nosso site ou mande uma mensagem no WhatsApp (21) 98301-2793.

Lívia Amaral

Lívia Amaral

Marketing

Marketing

Deixe uma resposta