Hidrelétrica: conheça esse sistema

Entenda como funciona, as vantagens e a importância das Hidrelétricas

Navegue pelo conteúdo

Saiba o que é e nomenclaturas

De forma resumida, podemos definir as usinas hidrelétricas (UHE) como estruturas que utilizam a força da água dos rios como fonte para gerar energia elétrica.

Também podem ser denominadas como usinas hidroelétricas, hidráulicas ou hídricas. Todas estas nomenclaturas estão corretas e significam a mesma coisa.

Qual a importância das hidrelétricas no Brasil?

De acordo com o Balanço Energético Nacional de 2020, referente ao fechamento de 2019, as Usinas Hidrelétricas são responsáveis por 64,9% da geração de energia elétrica no país.

Isso porque o Brasil dispõe do maior potencial hídrico do mundo. Isto é, nossa geografia propicia atender as condições fundamentais que tornam a geração hidráulica viável, que são: rios com grandes vazões, terrenos com desnível (elevadas quedas d’água) e considerável quantidade de água disponível.

Por atendermos tais condições, a geração hidráulica é utilizada em grande escala no país. Ao todo existem mais de 100 usinas hidrelétricas instaladas, sendo a de Itaipu a mais conhecida devido às suas dimensões, que a dão o posto de segunda maior hidrelétrica do mundo. Com 14 mil MW de potência instalada, Itaipu perde apenas para Três Gargantas, UHE na China com 18,2 mil MW.

As 3 maiores Usinas Hidrelétricas do Brasil

Como indicado acima, a Hidrelétrica de Itaipu é a segunda maior do mundo e a maior do Brasil. Na lista abaixo apresentamos as 3 maiores usinas hidrelétricas interligadas ao SIN (Sistema Interligado Nacional), e suas potências em operação:

  1. Itaipu Binacional – 14.000 MW
  2. Belo Monte – 11.233 MW
  3. Tucuruí – 8.370 MW

Como funciona a energia Hidrelétrica

Mas você sabe como é o processo de geração de energia por meio de uma hidrelétrica?

De forma resumida, pode-se dizer que as Usinas Hidrelétricas funcionam por meio de turbinas, que possuem pás ou hélices que giram devido à força de movimentação da água.

Assim, é feito o aproveitamento da energia potencial gravitacional em cinética, depois mecânica e elétrica.

Processo para geração de energia hidrelétrica

Foto_Blog_Turbina_Hidrelétrica_Quanta_Geração

De forma mais detalhada, pode-se dizer que o funcionamento é composto pelos processos descritos abaixo:

  1. Há a capitação de água, que geralmente ocorre através da construção de uma barragem para formação de um reservatório.
  2. O reservatório da usina acumula a água em quantidade suficiente para que haja volume a ser conduzido para as turbinas.
  3. Um circuito hidráulico transporta a água até as turbinas, podendo este ser composto por um túnel, canal ou conduto (ou a junção de todos).
  4. O caminho é construído de um nível mais alto para um nível mais baixo, para que a água ganhe velocidade na queda, por gravidade.
  5. A movimentação da água passa pelas turbinas.
  6. As turbinas, acopladas por seu eixo ao gerador, produzem energia elétrica.
  7. Por fim, uma subestação elevadora conduzirá a energia gerada pela usina à rede elétrica.
Foto_Blog_UsinaHidrelétrica_Quanta_Geração

Quais as vantagens na geração de energia por hidrelétricas?

Dentre os benefícios desse sistema, pode-se destacar:

#1 Redução de emissões de poluentes

Sua operação não gera a emissão de poluentes como acontece com as usinas termelétricas.

#2 Fonte inesgotável

A água está presente em abundância na natureza e se renova, além de possuir preço nulo (uso não consuntivo).

#3 Estabilidade dos preços

Diferente dos demais combustíveis, a água não está sujeita a flutuações de mercado, sendo o principal determinante apenas o regime de chuvas.

#4 Promove a segurança energética

A relação custo-benefício, eficiência, flexibilidade e confiabilidade ajudam a otimizar o uso tanto das usinas térmicas, como as demais fontes renováveis intermitentes (eólica e solar).

#5 Desenvolvimento econômico

Traz desenvolvimento na estrutura ao redor do local da instalação da usina, trazendo uma evolução econômica com a geração de empregos e consequentemente uma evolução social nas áreas da saúde e educação, adicionando qualidade de vida para a população próxima.

Hidrelétrica é renovável?

Sim, a hidrelétrica é considerada uma fonte de energia renovável. Como listado no tópico anterior, umas das vantagens das UHEs é a fonte utilizada para gerar energia, no caso a água.

A utilização da água para movimentar as pás não a consome e nem gera poluentes ao longo do processo. Além disso, a água é presente em abundância na natureza e está em constante processo de renovação natural.

As usinas do Grupo Quanta

Usina de PCH do Grupo Quanta Geração em Areal – RJ

Atualmente, o Grupo do qual a Quanta Geração faz parte conta com 1 hidrelétrica localizada no estado de MG, a UHE Areia Branca. Adicionalmente, nossa empresa possui 10 PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) espalhadas pelos estados do RJ, SP E MG.

A energia gerada pelas nossas PCHs atende aos nossos clientes do Mercado Livre de Energia, que recebem uma energia limpa, renovável e a custos reduzidos.

Quer saber mais sobre as nossas soluções?

 

Conclusão

As usinas hidrelétricas são essenciais para se encaixar no padrão de vida sustentável que está sendo estabelecido ao redor do mundo, ajudando a construir uma vida na qual a sociedade traga o mínimo de prejuízo possível para o meio ambiente.

No Brasil representam a principal fonte de geração de energia, promovendo segurança energética e redução da emissão de poluentes.

Vimos que seu funcionamento se dá através da utilização da força da água para movimentar turbinas, transformando energia potencial em energia elétrica.

Acesse nosso blog para ficar por dentro de assuntos como estes. Estamos também nas redes sociais LinkedIn e Instagram. Acompanhe!

Lívia Amaral

Lívia Amaral

Marketing

Marketing

Deixe uma resposta