Início / O que é eficiência energética?

O que é eficiência energética?

Investir em eficiência energética é a solução de maior impacto em economia financeira e de promoção da sustentabilidade empresarial. Saiba por quê.

O que é eficiência energética e por que você deve virar essa chave na sua empresa

O Tal qual o nome sugere, eficiência energética é a capacidade de um sistema, dispositivo ou processo de utilizar a menor quantidade possível de energia para funcionar. Em outras palavras, significa produzir o mesmo resultado consumindo menos energia. O resultado disso para uma empresa é óbvio: economia financeira e, consequentemente, aumento da competitividade da empresa no mercado. Mas não para por aí. Eficiência energética é uma das pautas mais presentes em debates sobre sustentabilidade empresarial (na sigla ESG), sobre segurança energética e sobre mitigação das mudanças climáticas: três assuntos atuais de extrema importância para a sociedade. Neste artigo, você vai saber tudo o que precisa para virar a chave da eficiência energética e elevar sua empresa a outro patamar.

Principais vantagens do investimento em eficiência energética

Antes de falarmos sobre como aumentar a eficiência energética, vamos compreender por que direcionar esforços e investimentos para esse objetivo é um bom negócio:

  1. Redução de custos: ao adotar práticas mais eficientes e tecnologias mais avançadas, é possível reduzir o consumo de energia e, então, diminuir os custos operacionais.

  2. Aumento da competitividade: ao reduzir os custos operacionais, a empresa pode se tornar mais competitiva no mercado e aumentar sua margem de lucro.

  3. Promoção de sustentabilidade: a adoção de práticas mais eficientes e o uso de fontes de energia renováveis podem contribuir para a redução da emissão de gases de efeito estufa e para a preservação do meio ambiente.

  4. Melhoria da imagem institucional: como consequência, a eficiência energética ajuda a melhorar a imagem institucional da sua empresa perante seus stakeholders, mostrando seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social.

  5. Obtenção de certificações: o cumprimento de normas e regulamentações voltadas para o uso eficiente da energia é obrigatório para obtenção de certificações internacionais que agregam credibilidade à empresa, como a ISO 50001.

  6. Aumento da segurança energética: algumas soluções de eficiência energética ajudam a minimizar o risco de interrupções do fornecimento de energia elétrica e a se proteger dos aumentos tarifários.

Soluções de eficiência energética

Evitar o desperdício e comprar energia mais barata são as chaves da eficiência energética.  

Das mais simples às mais sofisticadas, conheça as melhores soluções disponíveis para as empresas de diversos portes que desejam economizar recursos financeiros e melhorar seus indicadores de sustentabilidade. 

Capacitação dos funcionários: educar os colaboradores sobre a importância da eficiência energética e adotar medidas para reduzir o consumo de energia ajudam a criar uma cultura de economia e de sustentabilidade. 

Modernização da iluminação: substituir lâmpadas convencionais por lâmpadas LED pode reduzir o consumo de energia em até 80%, além de aumentar a vida útil dos dispositivos. 

Modernização da climatização: escolher sistemas de ar-condicionado com tecnologia mais avançada pode reduzir o consumo de energia em até 30%. Outra solução é investir em isolamento térmico para ajudar a estabilizar a temperatura interna e reduzir o consumo de energia necessário para o resfriamento do ambiente.

Substituição de maquinários: trocar equipamentos antigos pelos mais modernos é uma solução que pode gerar um impacto significativo na economia da energia elétrica. 

Adoção de um sistema de gerenciamento de energia: existem excelentes plataformas que auxiliam no monitoramento do consumo de energia, identificando pontos de desperdício, gerando previsibilidade de gastos e produzindo relatórios com KPIs de economia financeira e de sustentabilidade ambiental.  

Automação de sistemas elétricos: sistemas de automação podem ajudar a controlar o consumo de energia e a reduzir o desperdício, permitindo a programação e o controle remoto de equipamentos elétricos.

Implementação de um plano de contingência: ter um plano de contingência para lidar com interrupções no fornecimento de energia pode minimizar os impactos e garantir a continuidade das operações da empresa.

Ingresso no Mercado Livre: comprar energia no Ambiente Livre de Contratação (ACL) pode gerar uma economia a partir de 20% de desconto. É a forma mais direta de reduzir custos, porque a empresa negocia preços, prazos e condições diretamente com os fornecedores. Ainda, é possível escolher fontes limpas, como solar, eólica ou hídrica, sem precisar investir e se preocupar com obras. 

Usina própria: outra forma de economizar é tendo sua própria usina solar no sistema de Geração Distribuída (GD), que gera economia em torno de 80% vinculado à necessidade de desembolsar um alto valor para investir na construção e manutenção da usina, com payback em torno de 6 anos. 

Alugar uma usina: nesse sistema de aluguel de uma usina solar no sistema de Geração Distribuída (GD), sua empresa pode economizar a partir de 15% na conta de luz, sem se preocupar com investimentos e nem obras, além de contribuir para um futuro mais limpo.

Eficiência energética e mudanças climáticas

A eficiência energética é uma das principais medidas para mitigar o risco das mudanças climáticas, uma vez que contribui diretamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Nesse contexto, a Agenda 2030 da ONU, adotada em 2015 pelos Estados-membros, inclui um conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas que devem ser alcançadas até 2030. A eficiência energética é mencionada em vários desses objetivos, com sua importância destacada frente à promoção da sustentabilidade e à luta contra as mudanças climáticas.

O ODS 7, por exemplo, estabelece como meta “assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos”. Em tal contexto, o Mercado Livre de Energia é um mecanismo importante para o cumprimento desse objetivo, pois diminui os custos, aumenta a segurança energética e estimula a produção de energia renovável. 

Ao investir em eficiência energética, seja com medidas de contenção de desperdícios ou comprando energia renovável, além de gerar uma economia significativa, as marcas demonstram o compromisso global com a sustentabilidade, algo cada vez mais importante para a reputação da empresa perante seus clientes e possíveis investidores. 

É, sem dúvida, um excelente negócio com resultados garantidos em médio e longo prazo. 

Sobre o autor:

Grupo Quanta

Compartilhe:

Newsletter

Ao cadastrar, você aceitará nossas Política de Privacidade.

Verified by MonsterInsights