Responsabilidade Socioambiental: o que é e como aplicar na sua Empresa

Conheça a origem da responsabilidade social e descubra aplicações práticas para o seu negócio

Navegue pelo Conteúdo

A responsabilidade socioambiental vai além do cumprimento de leis e normas relacionadas à preservação do meio ambiente nas empresas. Na realidade, ela perpassa e interliga outros setores e expande o próprio perímetro empresarial.

Neste artigo, vamos entender as principais perspectivas, histórico e diretrizes de projetos que seguem estes princípios.

O que é responsabilidade socioambiental?

A responsabilidade socioambiental é a responsabilidade que as empresas e organizações possuem atreladas ao meio ambiente e a sociedade, além dos cumprimentos normativos, tendo um foco para o desenvolvimento de forma sustentável.

É, portanto, um compromisso com as políticas da corporação e a cultura da empresa, pensando na preservação do meio ambiente e no mundo que será deixado para as gerações futuras.

Quando surgiu?

No início da década de 1990, o movimento em prol da responsabilidade socioambiental ganhou visibilidade em decorrência da Primeira e Segunda Conferências Mundiais da Indústria sobre gerenciamento ambiental, ocorridas em 1984 e 1991.

Já em 1998, o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (World Business Council for Sustainable Development – WBCSD), definiu Responsabilidade socioambiental como “o compromisso permanente dos empresários de adotar um comportamento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico, melhorando, simultaneamente, a qualidade de vida de seus empregados e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo”.

E apesar dessa prática ou política ter sido adotada por volta da década de 1990, a luta pela sociedade e principalmente pela natureza é mais antiga, por volta da década de 1920. Quando estudiosos e observadores começaram a se preocupar com a velocidade dos impactos aos recursos naturais e com a quantidade de lixo que a humanidade estava produzindo.

Então o movimento ambientalista começou a engatinhar na década de 1920, ganhando destaque na década de 1970 e vem recebendo atualmente maior foco nas políticas públicas, empresariais e na vida de cada cidadão.

Diretrizes de projetos com responsabilidade socioambiental

Um dos meios pelos quais é possível a implementação da responsabilidade socioambiental é através de ações e processos de melhorias contínuas, que adotem soluções para redução do desperdício e tenham a máxima eficiência energética.

Podemos destacar alguns exemplos de diretrizes macros que seguem estes critérios:

  • Através de políticas internas, que envolvam a prática de consumo consciente dos recursos naturais, estimulando a revisão dos hábitos de consumo e seu reaproveitamento, quando possível;
  • Desenvolvendo projetos que reformulem a maneira como os processos são feitos, utilizando equipamentos modernos, com consumo otimizado de recursos, são algumas medidas que favorecem o meio ambiente;
  • Redução do consumo de energia, de resíduos e de água;
  • Capacitação de replicadores da cultura socioambiental nas unidades, perpetuando os valores e princípios;
  • Busca contínua por soluções criativas para reutilizar os recursos materiais disponíveis, também faz parte da responsabilidade socioambiental das empresas.
Oficina de Agrofloresta, provendo uma vivência prática da metodologia Quanta Geração

Oficina de Agrofloresta, provendo uma vivência prática da metodologia.

Sustentabilidade e responsabilidade socioambiental

O conceito de sustentabilidade está intimamente relacionado com a política de responsabilidade socioambiental, pois é a prática de preservar o meio ambiente, a fim de não comprometer as gerações futuras.

Ela precisa estar presente no dia a dia da empresa, envolvendo, além das atividades produtivas, o tratamento dado as questões ambientais e sua influência e relacionamento com fornecedores, público interno, público externo e com a sociedade.

Oficina Horta em Vaso com estudantes, aprendendo os conceitos e formas de plantios diversificados._Quanta_Geração

Oficina Horta em Vaso com estudantes, aprendendo os conceitos e formas de plantios diversificados.

Por que é importante para as empresas

As organizações que investem em uma política de responsabilidade socioambiental e em consequência adotam posturas mais sustentáveis, se destacam no mercado.

Isso faz com que elas conquistem grupos de consumidores que priorizam adquirir produtos de empresas que adotam essa política, uma vez que também se preocupam com o meio ambiente e os aspectos sociais.

Outro ponto é que essa postura também gera uma satisfação aos colaboradores, trazendo prazer pessoal em trabalhar em uma organização que respeita estes pilares.

Ética e responsabilidade socioambiental

A conduta ética de uma organização pode ser definida através da transparência que ela apresenta em suas relações com seu público e na preocupação que possuem com o impacto das suas atividades.

Portanto, a responsabilidade socioambiental e a ética estão intrinsecamente ligadas. A ética pode ser considerada uma das bases da responsabilidade socioambiental e se expressa por meio dos princípios e valores adotados pela organização na condução dos seus negócios.

Horto educacional disposto nas filiais, trazendo uma excelente interação nas visitas guiadas e nos projetos de preservação_Quanta Geração

Horto educacional disposto nas filiais, trazendo uma excelente interação nas visitas guiadas e nos projetos de preservação.

Conclusão

As questões ambientais de caráter urgente e global que se apresentam atualmente, demonstram que a adequação das empresas a esta nova realidade é necessária.

Por isso, é importante que haja uma mudança nos modelos de visão, objetivos, cultura, estratégias e comunicação da organização, para que a cultura da responsabilidade socioambiental seja absorvida por todos os envolvidos.

Obtendo a real mudança de valores, as empresas estarão engajadas à ideia de desenvolvimento sustentável e à preservação do meio ambiente. Sendo possível prosperar cuidando do planeta e levando em consideração a dignidade humana.

Gostou da nossa explicação? Acesse nosso blog para ficar por dentro de assuntos como estes. Estamos também nas redes sociais LinkedIn , Instagram e Facebook. Acompanhe!

Deixe uma resposta