Como economizar energia?

Qual a importância de economizar energia elétrica?

Navegue pelo conteúdo

Qual a importância de economizar energia elétrica?

Muito se tem falado sobre economizar energia, sobretudo, nos tempos atuais. A matriz elétrica brasileira está em constante expansão, mas ainda tem como principal base as usinas hidrelétricas que correspondem por mais de 60% da capacidade de produção elétrica do país. O que não seria um problema para nosso país graças à abundância de água que temos, porém, nos últimos anos o mundo todo vem enfrentando problemas de escassez, nada diferente do cenário que encontramos por aqui. 

Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA) o problema de seca se agravou desde o segundo semestre de 2021, declarando situação crítica de escassez hídrica em cinco regiões do país. O problema afeta diretamente os reservatórios, com isso há necessidade de colocar em operação as termelétricas, que possuem custo de produção mais elevado.

Portanto, para combater este problema o consumo consciente se torna fundamental, porque além de reduzir gastos desnecessários, corrobora com inúmeros benefícios ao meio ambiente e consequentemente com a sociedade e as gerações futuras.  

Esse tipo de prática também aumenta a credibilidade da sua empresa perante o mercado e acompanha as demandas de desenvolvimento sustentável da contemporaneidade. Entenda mais sobre boas práticas para sua empresa aqui.

Práticas para economizar energia e reduzir custos na empresa

Com mudanças nos hábitos de consumo é possível reduzir os custos e economizar energia elétrica da sua empresa. Tornando o uso mais econômico sem perder qualidade e eficiência. Acompanhe algumas dicas que a Quanta preparou:

Troque as lâmpadas e aparelhos ultrapassados – Use sempre lâmpadas de LED, melhor custo-benefício; troque os aparelhos antigos que consomem muita energia, em poucos meses de economia sua empresa terá o retorno do investimento realizado.

  • Mantenha as manutenções das instalações elétricas em dia – Muito importante para evitar gastos desnecessários.
  • Aproveite a luz natural – Isso inclui reorganização do ambiente, manter as áreas de trabalho próximas às janelas, ambiente em cores claras, disposição inteligente das lâmpadas, reduza os números de divisórias.
  • Evite os horários de pico – Evite as atividades entre as 18 e 21 horas, momento em que temos picos de consumo por todas as regiões do país.
  • Desligue totalmente os equipamentos – Sempre que o ambiente não estiver em uso, desligue todos os equipamentos, inclusive o modo “stand by”.
  •  Conscientizar os funcionários – Através de campanhas de conscientização, palestras, cartazes espalhados pelo ambiente, instruindo e incentivando a aderirem às novas práticas que são benéficas para todos.

Soluções que a Quanta oferece para reduzir custos na sua empresa

Com a Quanta você terá atendimento personalizado com especialistas que irão traçar a melhor estratégia para economizar energia e beneficiar sua empresa. 

A Quanta trabalha com dois tipos de soluções, sendo elas a venda de energia no Mercado Livre de Energia e a Geração Distribuída, na qual nossos clientes geram a própria energia.

No Mercado Livre de Energia, sua empresa pode economizar até 40% dos custos de energia, através da compra de energia com a Quanta. Se sua empresa ainda não está no Mercado Livre, oferecemos também a oportunidade de migração.

Entrando nesse mercado, o consumidor ganha maior autonomia e mais competitividade no seu negócio, pois há a possibilidade de negociação de melhores preços, prazos e flexibilidades, tudo isso com amplo poder de escolha, por se tratar de um mercado já consolidado no país. 

Se sua empresa tem gastos com energia acima de R$40 mil reais ou tem uma demanda contratada acima de 500KW, o Mercado Livre de Energia é para você. Calcule já sua economia.

A Quanta também oferece a solução de Geração Distribuída (GD) permitindo ao consumidor gerar a sua própria energia elétrica a partir da energia solar, que pode reduzir em até 20% os custos com a conta de luz.

Além da economia com os custos de energia, fazendo GD com a Quanta sua empresa não precisa de investimento em placas solares ou qualquer infraestrutura. A Quanta gera a energia remotamente para o seu negócio em fazendas solares e faz a operação e a manutenção das usinas, polpando você de qualquer trabalho e possibilitando que você tenha maior foco em sua empresa.

Se seu negócio tem gastos de energia acima de R$ 20 mil reais, a Geração Distribuída é para você. Saiba já quanto você pode ganhar em economia.

Conclusão

Com o cenário que vivemos atualmente de incertezas sobre os recursos naturais para geração de energia, economizar é uma das melhores soluções possíveis para reduzir o impacto dos gastos com energia nas empresas.

Sendo assim, sua empresa pode aderir práticas de redução do consumo de energia ou adotar algumas das soluções que a Quanta oferece, sendo elas o Mercado Livre de Energia ou Geração Distribuída.

Comece agora você também a reduzir gastos, corroborar com o meio ambiente, a sociedade e as gerações futuras. Aumente a credibilidade da sua empresa perante o mercado e seja um agente do desenvolvimento sustentável.

Para saber mais acompanhe essa e outras matérias no nosso blog e também nas nossas redes sociais! Estamos no: Instagram, LinkedInYouTube .

Deixe uma resposta