Vantagens da Sazonalização de Energia

Entenda como funciona e quais sãos os benefícios da sazonalização de energia

A Sazonalização é um dos recursos que fazem parte do Mercado livre de Energia e que contribui para a eficiência dessa modalidade.

Navegue pelo Conteúdo

Mas afinal, o que é Sazonalização?

A Sazonalização é uma ferramenta que permite a distribuição do montante de energia contratada ao longo do ano.

A sazonalização para o consumidor livre geralmente é realizada de acordo com o histórico de consumo de anos anteriores. A partir desse histórico, define-se o melhor padrão de sazonalidade possível, sendo considerados:

  • Estações do ano
  • Período de férias, eventos e fluxo de trabalho
  • Planejamento de paradas para manutenção
  • Previsão de acréscimo de carga – com incremento de novas máquinas, por exemplo
  • Possíveis flutuações na demanda de produção da empresa

Enfim, todas essas e outras informações são fundamentais para garantir a melhor estratégia de sazonalização dos contratos de energia, permitindo alocar mais energia nos meses em que a demanda é maior e consequentemente, menos energia nos meses em que o consumo é menor, de forma que o volume total contratado para o ano calendário seja mantido.

A variação de alocação de energia é negociada bilateralmente entre o consumidor e o fornecedor de energia no momento da contratação. No mercado geralmente são praticados percentuais entre 10% e 20%, para mais ou para menos.

O gráfico abaixo exemplifica uma sazonalização de 0,7MWm com 20% de flexibilidade.

Para que serve?

O objetivo desse recurso é adequar de forma personalizada e inteligente o volume de energia contratada, a fim de estabelecer um planejamento seguro e eficiente, reduzindo o risco de exposição ao Mercado de Curto Prazo (MCP) no âmbito da CCEE.

Como sua empresa pode se beneficiar?

O recurso de Sazonalização é muito importante e benéfico para as empresas que possuem grandes variações de consumo entre os meses do ano.

Sem esse recurso sua empresa fica vulnerável às alterações no consumo de energia entre os meses, e variações de custos que a modalidade flat acarreta.

Em um contrato sazonalizado, a distribuição inteligente do volume contratado irá atender a média de consumo de cada mês, garantindo abastecimento nos meses mais ativos de forma equilibrada e sem que haja impactos financeiros não previstos no seu contrato vigente.

Por isso, é fundamental que a sua empresa tenha registro e controle, pelo menos, dos últimos 12 meses de consumo de energia para saber a média de consumo de cada mês e fazer um planejamento no qual a quantidade de energia consumida esteja o mais próximo o possível da quantidade contratada, evitando a sobra ou déficit de energia.

Logo, acompanhar a curva de consumo deve fazer parte da análise de gastos da sua empresa, pois pode facilitar a implementação da sazonalidade nos seus negócios e tornar essa ferramenta ainda mais vantajosa.

Prazos e Planejamento Orçamentário

Diferente do mercado cativo, no mercado livre o consumidor tem maior autonomia, o que corrobora para um planejamento orçamentário eficiente. Mas para que isso ocorra é necessário respeitar os prazos estipulados em contrato.

A Sazonalização é feita anualmente e possui data pré-estabelecida em contrato, ocorre geralmente no mês de novembro do ano que antecede a entrega da energia.

O cliente deve enviar seu planejamento energético dentro do prazo estabelecido, para que o gerador e/ou comercializador também possa fazer o planejamento anual da quantidade de energia gerada e/ou comprada para atendimento aos seus clientes.

Caso o contratante não informe sua curva sazonalizada até a data limite, o montante contratado será considerado flat, ou seja, dividido igualmente em todos os meses do ano.

Para garantir a maior previsibilidade orçamentária é fundamental reduzir os riscos de exposição no mercado de curto prazo. Para isso, a empresa pode fazer contratos de longo prazo, garantindo o valor que será pago pela energia daqui a 5 anos e fazer uma sazonalização adequada para seu perfil de consumo, reduzindo a necessidade de reajustes ao decorrer do ano.

Conclusão

Ao adotar a Sazonalização sua empresa irá otimizar e organizar de maneira inteligente e eficiente seu perfil de consumo e consequentemente administrar com maior segurança e liberdade seus gastos, sem preocupação com eventuais exposições ao Mercado de Curto Prazo (MCP) no decorrer do ano.

A Quanta atua no Mercado Livre e fornece energia em contratos de longo prazo flexíveis e com preços aderentes ao mercado, que auxiliam no planejamento orçamentário da sua empresa.

Com a Quanta, você encontra as melhores condições de contratos fornecimento de energia de longo prazo e estratégias de sazonalização que irão otimizar os recursos da sua empresa.

Para saber mais acompanhe essa e outras matérias no nosso blog e também nas nossas redes sociais! Estamos no: Instagram, LinkedInYouTube .

Deixe uma resposta